SUBADQUIRENTE e ADQUIRENTE: O que isso significa?
Se você trabalha com comércio online ou de varejo, muito provavelmente já ouviu falar em Adquirentes e Subadquirentes. Mas você sabe o que esses termos significam?
Os cartões de débito e crédito são os meios de pagamentos mais utilizados no Brasil. E, para entender essas transações financeiras com cartões é preciso conhecer alguns termos, como adquirente e subadquirente.
Além disso, para vendedores que estão focados em começar seu negócio através de uma plataforma online, os cartões são uma tendência que não podem passar despercebidos, pois isso afetará diretamente as vendas realizadas pela sua loja de e-commerce.
Qual significado de adquirente?
As empresas adquirentes são as responsáveis por mediar as transações financeiras realizadas pelo cartão de crédito ou débito e possuem uma grande influência no mercado de meios de pagamento. Fazem a comunicação entre as bandeiras dos cartões e os bancos que a emitem.
Resumidamente, a adquirente é o responsável por operar os cartões de crédito dentro do sistema de pagamento, fazendo a ligação entre as partes envolvidas e sendo representada por nada mais que as máquinas de cartão encontradas nos estabelecimentos.
O que ela faz, então é: pegar a informação de pagamento do cliente, repassar para os bancos e/ou para as bandeiras de cartões, os quais verificarão os dados e aprovarão ou não a compra. Por exemplo, os cartões com bandeiras Visa, MasterCard e ELO, que são de responsabilidade dos bancos Itaú, Bradesco e Santander, respectivamente, se conectam com essas instituições financeiras através de uma adquirente e vice-versa.
Ainda, essas informações de pagamento podem ser passadas de forma direta ou utilizando um gateway, no qual é realizada uma cobrança em porcentagem pela venda.
Qual significado de subadquirente?
As subadquirentes fazem a intermediação dos pagamentos. Elas conectam lojistas e clientes às adquirentes de forma integrada, pois não há necessidade de contratar uma adquirente de forma separada. Além disso, custam menos para sua implementação no comércio, dessa forma, faz com que as subadquirentes sejam as mais utilizadas por comércios menores.
Em sequência, enquanto as adquirentes apenas mediam as transações entre os clientes, os lojistas e as instituições financeiras, e os gateways apenas armazenam dados e processam pagamentos, e esses dois ainda não vêm acompanhados de sistema antifraude, as subadquirentes integram tudo isso.
Resumindo, a subadquirente é quem vai transportar de um lado para o outro as transações financeiras, os sistemas antifraude e fazer o repasse das vendas.
Adquirente x Subadquirente: qual a diferença?
A maior diferença entre adquirentes e subadquirentes está na forma em que as vendas são administradas e na integração de serviços e funcionalidades.
As adquirentes, como já foi explicado, mediam as transações financeiras realizadas com cartões de crédito e débito ao se comunicarem com os bancos e as bandeiras de cartões de forma direta. Apesar de serem uma ferramenta segura, as adquirentes não vem acompanhadas de um sistema antifraude.
Em contraste, as empresas subadquirentes são agentes intermediários, pois elas se comunicam com as adquirentes que, por sua vez, se comunicam com os bancos e com as bandeiras de cartões. Possuem os serviços integrados, ou seja, não há a necessidade de contratar uma adquirente ou um sistema antifraude separadamente, pois essas ferramentas já acompanham elas.
Em adição, no caso das subadquirentes, o dinheiro provindo da venda passa por elas que, então, descontam as taxas e repassam o dinheiro para os lojistas.
A Lucree é o elo para suas conquistas!
Inscreva-se
e receba os últimos posts direto no seu e-mail
Conheça a lucree
e as soluções para
o seu negócio!

